sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que eh a NYU

Ao longo deste ano tentei entender a NYU com base na minha experiencia passada do que eh uma universidade, de como elas funcionam e que servico prestam. Seria a NYU uma universidade cujo principio dominante eh o treinamento espartano, como um ITA, ou como a EPGE (pos-graduacao em economia da FGV)? Seria a NYU a universidade dos hippongas, como a UFRRJ? Seria uma universidade onde a nata da sociedade se encontra, sendo esse elemento tao importante quanto a qualidade da universidade em si (FGV, PUC-rj, USP)? Seria a NYU uma universidade secundaria, boa em alguns cursos mas apagada em outros, como uma PUC-sp ou uma UFPE? Ou seria simplesmente ums caca-niqueis antiga, que quase falira mas por obra de magica sobrevivera, como tantas particulares pequenas do Rio?

Tudo aqui funciona de maneira diferente, eu fui aprendendo. Trung, um vietnamita que mora aqui desde o segundo grau (curioso o vietnam aparecer em todos os meus posts), me explicou certa vez que as universidades aqui se dividem pelo modo de financiamento. Ambas contam com a mensalidade, as doacoes, e os fundos de governamentais como suas fontes principais de dinheiro. Mas as universidades de alto nivel privadas sao sustentadas basicamente pela doacao, enquanto que as universidades de mais baixo nivel privadas sao sustentadas basicamente pelas mensalidades. Finalmente, as universidades publicas sao financiadas majoritariamente pelo governo dos quais sao autarquia.

Mas como o dinheiro de doacoes, especialmente doacoes de pessoas fisicas, ser uma fonte confiavel de recursos? Trung me explicou que tem tudo a ver com o processo seletivo. Pais, aflitos que os filhos nao vao conseguir chegar a Harvard por seus proprios meritos, podem fazer vultosas doacoes a essas universidades, influenciando a decisao das mesmas. Se a doacao for excepcionalmente vultosa, esse efeito pode se extender por geracoes, por simples cavalheirismo, sem que haja um contrato em nenhum lugar falando disso. Algumas doacoes individuais podem chegar a dezenas de milhoes de dolares, ou podem incluir um terreno nobre adjacente a cidade. Essas doacoes se transformam num fundo financeiro, do qual as grandes universidades retiram apenas os dividendos, coisa de alguns bilhoes de dolares para as mais ricas.

De fato, quando eu me inscrevia para Harvard, lembro que havia uma parte em que era perguntado se eu era parente de uma serie de pessoas que nao sei quem sao, mas que pelas sequencias de sobrenomes respeitaveis pareciam figuras do seculo XVIII ou XIX. Talvez, se eu fosse parente de uma delas, isso me contasse pontos na selecao.

A NYU eh uma excessao a regra. Apesar de ser uma universidade (atualmente) no grupo das 30 melhores do pais, e de ser privada, ela se sustenta principalmente com o dinheiro das mensalidades. Isso basicamente significa problemas para as universidades, por que devido a competicao, o valor das mensalidades nao pode ser muito diferente dos custos que ela cobre, variando um pouco de acordo com a qualidade. Outro problema para a NYU eh que ela fica numa regiao muito cara da cidade, e assim ela tem custos fixos de grande monta.

Pelo que entendo, o que faz a universidade respirar eh sua capacidade de atrair alunos de altissima renda. De fato, ela possui uma das tuitions mais caras do pais, e nao oferece tantas bolsas quanto outras faculdades semelhantes. Essa capacidade vem do fato da universidade estar localizada no Village (alem de ser NY), e por ser muito forte em artes (eh a faculdade com maior numero de ex-alunos vencedores do oscar). Esses dois fatores fazem a universidade ser mega-cool para adolescentes que querem que sua experiencia na faculdade nao se limite a uma fraternity isolada do mundo. Se eu pudesse, eu acho que teria querido ir para a NYU. Ponto para ela.

Me pergunto se esse "efeito cool" se prolonga para alem dos alunos de graduacao. Eu, por exemplo, escolhi vir para cah por que a universidade era em NY, sendo que passei para uma universidade mais espartana, mas que ficava no interior, numa cidade super pequena. Outros alunos tomaram a mesma decisao este ano, como o Pablo. Talvez alguns professores tambem tenham pensado parecido.

Isso que disse nao quer dizer que a NYU nao seja forte em outras areas, como matematica, filosofia e financas (em todas estas, eh considerada a n. 1 dos EUA). Mas me parece que todas as universidades aqui, entre as 30 primeiras, sao n.1 em alguma coisa, dado que ha muitas coisas para se ser numero 1. Certas universidades, como Harvard, sao top 3 em tudo o que fazem, ao menos para os conservadores rankeadores da US News. O que me parece eh que o que move a NYU eh sua coolzisse, o verdadeiro diferencial que faz ela sobreviver competindo com universidades bem mais ricas e com menores custos (Princeton tem 40 vezes mais dinheiro por aluno que a NYU, por exemplo, e seus custos fixos devem ser bem inferiores).

Voltando ao Brasil, nao sei com que universidade compara-la. Talvez seja a NYu seja uma Mackenzie no todo, bem localizada e com ricos alunos, com um nivel de qualidade intermediario como a UERJ, com muitos ex-alunos se tornando celebridades, como a PUC-rj.

13 comentários:

O que esperar quando sair pra jantar? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O que esperar quando sair pra jantar? disse...

NYU é cool. Em Finanças não é top 1, mas é top 3, com certeza. Muito por ser cool, e ficar em NY. Acaba sendo o xodó da galera, e todo mundo quer ir pra Stern, que é a escola de business daí. Eu me incluo nisso. Meu ranking particular era NYU, Berkeley e Chicago. Num ranking oficial essa ordem mudaria para Chicago, NYU e Berkeley. Mas a pergunta que não quer calar é: pq Columbia não é cool, ou pelo menos não tanto? As pessoas escolhem Columbia mais pela excelência do curso para ao qual está se candidatando do que pela localização. Deve ser pela forma que a universidade se vende.
Abraço, Illiniboy Hehehe

Pedro Nunes disse...

A Columbia tem uma coisa austera que eh maneira mas soa um pouco presuncosa. Acho que acaba que a Columbia atrai gente que quer um dia virar estatua de bronze. A regiao da Columbia eh bem legalzinha, adoro ir comer nos cafes de lah, mas isso se restringe as imediacoes. Ou seja, eh cool, mas nao tanto, e eh bem mais espartana.

Pedro Nunes disse...

Em resumo: alunos da Columbia querem viratr estatua de bronze, alunos da NYU querem virar capa de revista.

Ana Priscila Freire disse...

eu quero ser capa de revista... playboy.

Felipe disse...

Voce esqueceu da law school. Acho que a NYU eh das mais prestigiosas (pelo menos para algumas areas) e eh o tipo de coisa que da grana.

Pedro Nunes disse...

Eh verdade, em direito contabil (leia-se grana) eles sao considerados numero 1.

bjp disse...

this is not even close to being en ingles!

Pedro Nunes disse...

Provas do que eu disse... a NYU se admira muito de sobreviver tendo 90% ou mais de seu dinheiro originado em mensalidades (tuitions)...

Fourth, our plans always must include a recognition that, as a tuition
dependent university (even in the best years for the endowment and for
fundraising, they together provide only 10% of our expense budget), we must
scrutinize carefully every expenditure, making the strategic choices necessary
and restraining growth in tuition in so far as possible. John and his team
have almost miraculously managed to find efficiencies in the University
administration that have permitted greater investment in our academic
enterprise. The Deans are engaged in a similar exercise in the Schools. We
must be constant in this effort and in the commitment to find greater and
greater resources for financial aid.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quais as dicas que vc daria para um profissional com poucos recursos financeiros, que seja graduado e queria fazer pós graduação na NYU. Obrigado! Muito bom seu blog, deveria postar mais.

Pedro Nunes disse...

Lazyjane

Soh vi seu comentario agora... raramente venho aqui. Nao tenho dicas, infelizmente. Mas sei que a faculdade dah um numero razoavel de bolsas e que vc pode trabalhar na faculdade e ganhar uns 1500 dolares por mes. Dependendo do trabalho, isso pode valer a pena ou nao.

Rocio disse...

A verdade é que Nova York é uma cidade linda, e eu gosto de viver lá, mas não é algo que eu nunca terminei como é a comida de lá é, eu espero que eu possa viajar para algum lugar para fazer, para encontrar alguma a figueira rubaiyat

lyoli disse...

você está estudando/estudou na NYU com bolsa? gostaria de saber como foi o processo de admissão, pois estou interessada em aplicar mas ainda estou um pouco perdida.