domingo, 27 de setembro de 2009

Fazendo cursos na economia

Decidi cursar neste semestre a matehria Matematica I para estudantes do PhD em Economia. A razao para isso eh que quero trabalhar com uma parte da ciencia que eh mais formal e teorica, em oposicao a mais empirica e pratica. A matematica eh um dos principais instrumentos de trabalho deste ramo que me interessa, e portanto, apesar de nao a amar como um fim em si, preciso dedicar-me a ela.

A matematica da economia eh mais exigente que a matematica da ciencia politica. Uma das razoes para isso eh que os estudantes de ciencia politica tiveram menos contato com numeros e equacoes do que estudantes de economia. Outra razao eh que o trabalho de um cientista politico envolve em geral menos matematica que o trabalho de um economista. Qualquer que seja a razao, cursar Math for Econ I eh como cursar a continuacao do curso Math for Pol Sci I aqui oferecido.

As aulas comecaram numa terca feira, dia 1 de setembro. Eu estava terminando meu paper de primeiro ano naquela semana e me mudando para o novo apartamento, logo eu dormia apenas 4 horas por dia quando muito, e acabei me atrasando para a aula em 5 minutos. O professor W. esbravejou, completamente indignado, quando eu e mais um estudante abrimos a porta, interrompendo sua explicacao acerca de "Power Sets" para um publico de 40, agora 42, alunos.

Esta primeira aula foi um pouco assustadora. Eu tinha apenas 25% do meu cerebro a minha disposicao (ou 2.5% se vc acredita que usamos apenas 10%), devido a sono e fadiga extremos. W. falava de conceitos simples mas que se tornavam complexos um instante depois. Sua linguagem trazia muitas ameacas, como por exemplo "se vc nao consegue ver por que esta passagem funciona assim, provavelmente nao deveria estar neste curso". Ele gostava de demonstrar como tudo estava ligado, fazendo conexoes entre cada conceito e dezenas de outros (mas isso ateh gostei).

Os alunos ali presentes eram de diferentes origens. Metade era do primeiro ano do PhD em economia. Um quarto era de business. Alguns eram alunos de mestrado em economia, tentando fazer um curso de nivel de PhD. Finalmente, alguns poucos eram de ciencia politica. O professor disse que ele tinha aprovado pessoalmente todos os alunos que entraram no PhD em economia naquele ano, mas que gostaria de ter uma conversa com eles mesmo assim, e uma conversa especial com cada aluno que nao era de lah. Comecando pelos de ciencia politica. Ele entao perguntou quais se enquadravam nesse grupo, ao que eu e mais dois levantamos a mao. Com uma face desprazeirosa, ele nos convidou ao seu escritorio.

Chegando lah, apanhou um cartao com o perfil de cada um. Ao Rerish, indiano com formacao em matematica, disse estar confiante que tudo ia dar certo, e o aceitou como aluno. Ele entao se voltou ao J., com formacao em engenharia eletro-mecanica, e perguntou sua base matematica. J., confiante, explicou que dominava as ferramentas da engenharia, que sempre tinha tirado boas notas, que optimizacao era com ele mesmo. W. disse que tudo isso era besteira, que otimizacao soh importava para 1/8 do curso. Perguntou a J. se ele tinha feito curso em analise, e J. nao tinha. J. tentava compensar, dizendo que sua algebra linear era solida, W. entao perguntou a Jeff a definicao de espaco metrico. J. vacilou, nao respondeu e acabou saindo da sala, puto, desistindo do curso (ou desistindo de ter que suportar tanta escrotisse).

Eu fui o ultimo a ser perguntado. W. porem jah estava mais feliz: jah tinha separado um pouco do joio para fora do trigo. Ele me perguntou tambem o que era espaco metrico, eu respondi que a definicao do conceito nao estava em minhas veias, mas isso nao queria dizer que eu nao sabia (foi a melhor resposta, por que pensei na definicao de espaco vetorial ao invez de metrico na hora, e se respondesse isso com confianca, estaria fora). Ele entao disse que eu devia ter cuidado, por que dentre os estudantes de economistas da NYU havia varios campeoes de olimpiadas de matematica, gente com GRE 800 (800=nota maxima no GRE). Eu respondi que nao entendia por que GRE entrava no raciocinio, mas que se entrasse, eu tambem tinha tirado 800. Ele falou que era provavel que eu lutasse muito e no final terminasse com um B+, eu respondi que ia lutar mesmo e tinha certeza de que ia aprender muito. Ele falou entao que se eu quisesse fazer o curso, poderia.Fui aceito, mas sabia que o professor tinha reservas.

Minha primeira semana de curso foi um tanto conturbada, pois eu nao tinha cama, estava morando na sala de um novo apartamento que seria convertido em 3 quartos mas ainda possuia apenas 2. Eu nao podia dedicar toda a minha energia a matematica, pois precisava entregar meu artigo de primeiro ano no dia 8 de setembro e estava mais atrasado que todos nesta tarefa por razoes que nao convem comentar.

Uma semana pode parecer pouco importante para cursos que duram um semestre, mas ocorre que o curso Math for Econ I eh um pouco diferente. Em primeiro lugar, ele nao dura 1 semestre, mas apenas 6 semanas, terminando em meados de outubro. Em segundo lugar, a primeira semana tem 5 vezes mais aulas que as demais semanas, pois o curso comeca antes dos outros, e o professor tenta avancar o maximo antes de ter que competir por espaco na agenda dos alunos. Finalmente, a nota eh baseada em listas de exercicios semanais + prova, e por que a primeira semana cobre mais assuntos que as outras, sua lista de exercicios eh mais longa e vale mais pontos. Pois bem, nao pude me dedicar a lista de exercicios mais do que 4 horas, e com isso tirei 3 de 28 pontos possiveis. Com isso perdi 25 pontos e minha maxima pontuacao nos exercicios somados caiu para 75/100.

Claro que nao me surpreendi, mas isso significa que a vida eh dura e nao posso mais falhar. Tenho me dedicado muito ao curso e na segunda lista de exercicios tirei 13 de 14 pontos, sendo que o ponto perdido nao me pegou de surpresa (quando escrevi a lista deixei um comentario: "sei que esse eh meu ponto fraco nesse exercicio", ao corretor).

Na terceira lista, que entreguei esta quarta e ainda nao sei minha pontuacao, voltei a ficar um pouco capenga. Uma das razoes eh que perdi dois dias inteiros esperando o terceiro quarto do apartamento ser dividido, resolvendo um lance burocratico na policia federal daqui (permissao de trabalho) e montando minha cama. Para quem pensou que eu poderia estudar enquanto o quarto era construido, lembre que minha casa nao tem praticamente movel nenhum, nao tem posicao para estudo. Acredito que vou tirar 11/16 ou 12/16 nessa terceira lista.

Isso tudo significa que tenho que ir bem na prova final, um desafio bastante complicado. Parte da prova vem dos exercicios, o que significa que estah ao alcance de todos que trabalharam duro neles. Uma parte dela porem envolve questoes ainda nao discutidas. Segundo colegas meus da ciencia politica, "nao dah para fazer nada nesta parte". Tudo isso em 3 horas.

Como nao tenho outra escolha que nao ir bem nesta tal prova, estou tentando de tudo, inclusive esquemas de estudos inovadores. Criei cartoes de memorizacao de conceitos, por exemplo. De um lado o nome do conceito, digamos "Image". Do outro lado, sua explicacao: "The image of a subset of the domain of a function under the function is the collection of all “output” points obtained by applying the function in the elements of this subset." De tempos em tempos, brinco de sortear e tentar adivinhar todos os conceitos. Mas isso nao eh tudo, preciso ainda estudar a prova de uns 5 teoremas bem essenciais (teorema do ponto intermediario, teorema fundamental da algebra etc.) cuja estrutura reaparece em alguns problemas, ou envolve pulos do gato importantes. E preciso ser mais rapido, vislumbrar num segundo o que estah sendo pedido, coisa que nao sei como melhorar.

Enquanto isso, sou aluno participativo, tentando melhorar o filme da ciencia politica. O professor tambem foi obrigado a se desmascarar: ele comete varios erros, ele nao eh tao ditador como pareceu a principio, ele se anima com quem estah se esforcando. Os alunos de economia reclamam em conversas fora da sala de aula que o professor eh desorganizado, que dah pouco tempo para resolver os problemas, que suas notas tem erros de digitacao em passagens cruciais. Tudo estah mais humano. Mas a sensacao de que estou competindo na Formula 1 com minha bicicleta Dahon permanece.

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E aqui estou na quarta lista. Com um dia e meio de estudo (ontem e hoje), resolvi 2 de 6 exercicios. Espero ainda hoje terminar mais dois. Todo dia antes de dormir releio os problemas nao resolvidos, para ver se minha mente trabalha neles enquanto durmo (Marcos Thanus sabe do que estou falando).

5 comentários:

Suzana Silva disse...

Puxa, meu filho, agora entendi por que você não escreve pra mim. Boa sorte nos estudos e que Deus te abençoe.

Pedro Nunes disse...

O mae, foi mal nao escrever... mas vi o video, tah?

Ah, consegui 13 de 16 na terceira lista. Entao somando as tres... tenho 29/58, metade dos pontos...

Aichego disse...

Oi Droca.

Caramba, minha vida tá um inferno, mas vc tb ta. que coisa... Bom, boa sorte, que é a única coisa que posso desejar. Só nao entendi pq vc resolveu fazer materia tao dificil na epoca mais conplcada pra vc... imagino q vc nao tivesse escolha.

beijoccas escritas do meu lap novo! tks tks tks

Pedro Nunes disse...

A coisa mais complicada do meu momento eh saber se vou continuar no PhD ou nao. O resto passa rapido: falta de grana e apartamento disfuncional jah quase passaram. Alem disso, este eh realmente o melhor momento para fazer math, pois math for econ I segura outras materias, e soh temos 3 anos em que podemos cursar materias.

Grandes beijos! Preciso dte mandar documentos do laptop...

Pedro Sangirardi disse...

Pedro,
Gostei muito deste post por duas razões. Primeiro porque é literário. Conduziu-me como leitor, instigando minha curiosidade. O W. é um personagem, ele mostrando sua faceta mais humana foi bonito e delicado.
Sobre a sua vida, não tenha dúvidas de que este esforço por uma formaçção verdadeiramente superior e meritocrática, lhe trará muitos frutos adiante. É sempre melhor estar competindo com os melhores, e com seus próprios limites, do que se acomodar entre os medíocres e ver a vida passar como um telespectador entediado.
forte abraço do teu camarada